ENTENDENDO A DEPRESSÃO

A depressão é uma doença silenciosa, que manifesta-se aos poucos através de sintomas psicológicos e físicos. No início, poderá achar apenas que é uma tristeza, por alguns fatores da vida não estarem discorrendo a sua forma, por não estarem em ordem. Porém, se você perceber que esta tristeza anda prologando e abarcando teus dias, procure algum especialista, peça ajuda a família, alguns amigos (neste caso, somente os verdadeiros, pois o mundo está repleto de pessoas que querem te ver cair), assim, juntos poderão encontrar possibilidades e buscar uma solução eficaz. Contudo, se faz necessário ter paciência, porque o tratamento para a depressão requer tempo, também possuir consciência de que poderá precisar utilizar remédios controlados (tratamento medicamentoso), paciência, força de vontade e aceitar que você necessita de ajuda (a parte mais complicada).

Esse transtorno depressivo é uma doença psiquiátrica, bastante comum na atualidade, que poderá atingir crianças, adultos e idosos, pois a depressão não se restringe a idade. A depressão pode ser caracterizada por desânimos, baixa energia, sem autoestima, oscilação do humor, tristeza exagerada, dificuldade para lidar com tarefas diárias, com a vida profissional e ambiente pessoal.
Alguns fatores podem desencadear a depressão, não precisa ser apenas fatores tristes, existem causas orgânicas, já identificadas, que poderão desencadear como: mal funcionamento de alguns neurotransmissores, genética, alterações cerebrais, exagerado uso de drogas e álcool, doenças cerebrais e crônicas. Outras causas da depressão estão ligados ao lado psicológico, pois o paciente pode ter passado por algum estresse traumático, que engatilhou a doença, como: estresses emocionais, traumas de infância e dura depressão pós-parto. Deste modo, averigua-se que a depressão pode ser ocasionada por diversos fatores, se o paciente estiver suscetível, o índice e a facilidade, para atingi-lo é maior.

Abaixo, elencamos alguns motivos que farão você perceber que tem depressão:
  1. Tristeza excessiva;
  2. Insônias diárias;
  3. Sono em excesso;
  4. Falta de interesse por tarefas diárias;
  5. Fadiga persistente;
  6. Ausência ou aumento de apetite;
  7. Oscilação da massa corpórea;
  8. Inutilidade e culpa;
  9. Pouca ou nenhuma concentração;
  10. Ansiedade exagerada;
  11. Pensamentos intensos de morte.
Os sintomas acima forem presentes diariamente e por mais de 2 semanas, procurem um especialista, o psiquiatra (de preferência), pois ele tomará como base estes sintomas, na durabilidade em que ocorrem e efeitos que causam na vida do paciente. Um especialista se faz necessário neste caso, para que não haja distorção no tratamento, e não confunda a depressão com uma tristeza momentânea. Entendam que a tristeza é um sintoma da depressão, porém é passageira, uma reação esperada após algum problema e trauma. Já a depressão é uma tristeza contínua e interminável.

O tratamento para depressão é iniciado após consulta com especialista, que deve fazer a junção de um tratamento medicamentoso e psicoterápico. Essa dupla medicamentosa e psicoterápica, se utilizada de maneira correta, pode auxiliar ao paciente a enfrentar com mais eficácia essa doença.
A psicoterapia é um tratamento ligado a doenças psíquicas, por meio de técnicas de relação interpessoal entre terapeuta e paciente, com a função de demonstrar segurança, auxiliar e mostrar ao paciente que os tratamentos surtirão efeito se bem utilizados. O medicamento antipressivos são fármacos atípicos, inibidores de recaptação da serotonina e noradrenalina.

Em pertinência ao que foi exposto, a depressão está tornando-se uma terrível doença do século, podendo atingir qualquer pessoa, sem que se perceba de modo inicial. Salientamos que a depressão tem cura e basta você querer. Então, não se entregue a doença e aos seus sintomas, seja forte, desabafe, pois no mundo existem pessoas, que se importam com seu bem-estar. Tenha plena consciência de que você tem um longo caminho pela frente, procure buscar alternativas de distração, para que preencham sua mente com boas memórias. Portanto, vamos a luta e acabar com este mal que vem abalando a sociedade moderna.

Aguardem mais informações em nosso site.
ENTENDENDO A DEPRESSÃO ENTENDENDO A DEPRESSÃO Reviewed by Mimos da Zuzu on 22:04 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.