SIMMM, o período de campanha já passou, porém nós mulheres, nunca devemos esquecer-nos de dar continuidade a este alerta durante todos os meses, porque o corpo nos prepara surpresas e a prevenção é o melhor remédio, para curar quaisquer mazelas que poderão ocorrer. Lembre-se que o diagnóstico precoce do Câncer de mama mostra o caminho mais fácil para a cura, e libertação desta doença.
O que significa o Outubro Rosa?
É uma campanha internacional para sensibilizar a população na conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. No Brasil, essa mobilização começou a ocorrer a partir de 2002, com atividades promovidas anualmente no mês de Outubro, motivando mídias sociais, a população, empresas em campanhas. Em vários lugares do mundo, seus monumentos são iluminados com a cor Rosa, disseminando ainda mais, a importância e o lembrete a população do diagnóstico precoce e tratamento. Tornando-se para o cidadão a importância diária desta prevenção.
Câncer de Mama
O câncer de mama ou carcinoma da mama é um tumor maligno que forma-se pela multiplicação desordenada de células (anormais), conhecido também como cranco, que desenvolve no tecido mamário. Dentre os sinais de câncer de mama, destacam-se: aparecimento de nódulos na mama ou próximo a axila; região do mamilo com sensibilidade, secreções ou líquidos pelo mamilo; modificação na aparência e forma da mama, retração do mamilo, aréola, pela da mama, aparência vermelha, escamosa, inchada, reentrâncias nos mamilos; assimetria entre as duas mamas; coceira frequente na mama ou no mamilo; veia facilmente observada e crescente. Contudo, em pessoas com a doença mais avançada, os sintomas são mais graves havendo icterícia, dor óssea, gânglios linfáticos inchados e falta de ar. A presença de um ou mais fatores de risco, não significa que você terá a doença. É pertinente que caso obtenham quaisquer sintomas procure seu médico, para orientações corretas e coerentes!
Diversos fatores podem estar relacionados ao câncer de mama:
- Excesso de peso;
- Sedentarismo;
- Envelhecimento;
- Fatores relacionados a vida reprodutiva e hormonais (contraceptivos, não ter filho, menarca antes dos 12 anos, entre outros);
- Consumo de bebida alcoólica;
- Histórico familiar;
- Exposição a radiação.
Autoexame
O autoexame da mama deverá ser realizado uma vez por mês, todos os meses, após o surgimento da menstruação (3 a 5 dias), e para mulheres que já não menstruam fixar uma data mensal para a autoavaliação.
Caso constate alterações nos mamilos ou cutâneas, de nódulos, secreções, não significa que você estará com câncer, acalmem-se. Procure um especialista, para efetuar o exame completo e elucidar quaisquer dúvidas, afinal, o primeiro passo você já deu, que foi realizar o autoexame.
Como fazer o autoexame?
Passo 1: Em pé, em frente ao espelho, observe a superfície, o bico dos seios e o contorno das mamas. Com os braços abaixados, observe se aparece algum aspecto nas mamas. Depois coloque as mãos atrás da cabeça, e em seguida na cintura. Nas três posições, repita a observação e verifique se existe alguma mancha diferente, vermelhidão ou algum tipo de alteração.
Passo 2: No banho, coloque a mão atrás da cabeça e apalpe o seio. Repita o movimento no outro seio. Caso surjam dúvidas, refaça o procedimento.
Passo 3: Realize movimentos circulares, iniciando pelo mamilo e estendendo-se cuidadosamente por toda mama, até chegar à axila. Movimentos horários e anti-horários procurando possíveis nódulos.
Passo 4: Finalize apertando o mamilo delicadamente, e observando se há indicio de alguma secreção.
Observações:
- A recomendação do Ministério da Saúde é a realização da mamografia de rastreamento, quando não existem sintomas em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos;
- Homens também podem ter câncer de mama;
- A mamografia e o exame clínico das mamas identificam alterações suspeitas, porém a afirmação (confirmar) de câncer de mama é realizada em laboratório;
- Encontrar um câncer no início, o tratamento poderá ser menos agressivo, e a chance de cura com o tratamento precoce.
Seu corpo é sua casa, sua morada, portanto, toque-se, conscientize-se da importância do autoexame.
Tocar o seu próprio corpo é reconhecer que há preocupação com sua saúde. Lembre-se que o autoexame não substituiu a mamografia, porém é uma importante ferramenta, para prevenção e detecção de mazelas. Sua vida está em suas mãos!
OUTUBRO ROSA JÁ PASSOU?
Reviewed by Mimos da Zuzu
on
20:55
Rating:
Nenhum comentário: